Quarta-feira, 15 de Outubro de 2008

Blogs institucionais

 

Blogs institucionais – breve apresentação
 
O formato Blog é hoje em dia uma forma mais informal, directa e actual de comunicar do que o tradicional Site. Isto tanto se aplica a nós, indivíduos, enquanto autores dos mesmos como se pode aplicar a empresas ou instituições. O conceito – quase inexistente e pouco explorado por ainda em Portugal de blog institucional/empresarial permite essa comunicação directa, informal (na medida do pretendido), permanente com o consumidor/cliente/público alvo.
 
Se é verdade que hoje em dia é quase obrigatório uma empresa ter um site oficial, institucional, também o é que muitas vezes este pouco mais serve que para marcar essa presença institucional. Factores como a morosidade e custos nas alterações/actualizações levam a que se opte na maior parte dos casos por um produto de informação estática.
 
A possibilidade de uma empresa ou instituição optar por, a par do site oficial, ter um blog, pode abrir todo um novo leque de opções comunicacionais com o cliente, mediante um processo simples e de baixo custo.
 
O serviço de “blog-sitter” pode ser contratado sob duas formas:
 
  • blogs alojados no Sapo (por ser uma empresa nacional e por oferecer um apoio técnico que outros suportes de blogs como o Blogger não disponibilizam), usando templates do Sapo (ou fornecido pelo cliente), com uma actualização diária (até 10 posts por semana), com base em informação/briefing fornecida pelo cliente, trabalhada por mim (texto e eventualmente imagem), aprovado pelo cliente e postado por mim. A gestão de comentários, respostas aos mesmos, etc., está incluída no pacote, com os contornos a ser acordados com as necessidades e objectivos de cada cliente (ter, não ter comentários, quem gere a aprovação, as respostas, etc.).
 
  • blog “taylor made”, podendo incluir suporte técnico, design/webdesign, personalização do template e outras especificidades pedidas pelo cliente, o mesmo se aplicando aos conteúdos que serão orçamentados conforme os requisitos.
 
 
Qualquer uma destas opções pode também ser vendida como Intra-blog, uma espécie de Intranet (o blog é protegido por password) mas mais orientada para os colaboradores, permitindo não só a comunicação empresa-colaborador e colega-colega mas também alimentando o sentimento empresa/família, com lugar ao humor, ao gossip, ás novidades relativas a colaboradores (aniversários, nascimentos de filhos... enfim, o que o cliente decidir que quer que o blog seja) e mesmo á colaboração activa dos funcionários em áreas especificas do Blog. Substituindo tempo eventualmente perdido com outros usos da web, é ao mesmo tempo algo que estimula o sentimento de afinidade para com a empresa, logo, traduz-se em empregados mais satisfeitos = maior e melhor produção e melhoria do ambiente de trabalho.
 
publicado por joao moreira de sá às 09:13
link | favorito

Contactos

email:
jmoreiradesa@gmail.com
telemovel:
936 672 410

CURRICULUM VITAE

Ligações Profissionais

Os meus outros mundos escritos

subscrever feeds